terça-feira, 21 de maio de 2013

AULA PRÁTICA- PARTE 1 : MOLUSCOS - Professora Rita - BIO

Confira aqui os procedimentos para a aula prática de Biologia - Prof.ª Rita. Leia atentamente e siga todos os procedimentos. Boa aula!


ESCOLA ESTADUAL NEVES PRADO MONTEIRO
AULA PRÁTICA- PARTE 1 : MOLUSCOS
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO.                                                                                                                                      Profª.  Rita.    
                                                                   
  PROCEDIMENTO:
1.       Liberar o local de trabalho (mesa ou bancada), guardando o seu material na cadeira. Forrar a bancada/mesa com jornal, colocar a bandeja (ou outro recipiente) onde será manipulado o(s) espécime(s) na mesa e dentro dele a lula, polvo, etc.
2.      Todos os alunos deverão fazer anotações sobre a aula no caderno, para posterior elaboração do relatório individual.  Este roteiro deverá ser devolvido no final da aula.
3.      O relatório da aula prática (molusco e crustáceos) deverá ser entregue no dia 28/05/2013 impreterivelmente. (não será aceito fora do dia da entrega).
4.      As orientações para a confecção do relatório estão no site da escola. (ver site na lousa).
5.      Siga as orientações do Roteiro de observação e boa aula!

PARTE   A: OBSEVAÇÃO DA MORFOLOGIA EXTERNA DE LULA:
Como todos os cefalópodes, caracterizam-se por possuírem cabeça distinta, simetria bilateral tentáculos com ventosas. Assim como o choco, a lula tem oito braços, para a captura de alimento, e dois tentáculos, com função na reprodução. As lulas têm cromatóforos na sua pele, ou seja, células que permitem mudança de cor dependendo do ambiente em que se encontram, o que caracteriza sua capacidade mimetizante. Sendo coleoides, têm uma concha interna, chamada de pena, devido ao seu formato similar a penas de aves. As lulas movem-se por intermédio de propulsão, ejetando grandes quantidades de água armazenadas na cavidade do manto, através de um sifão de grande mobilidade e capacidade de direcionamento dos jatos. Por esta razão, além de seus corpos altamente hidrodinâmicos, são fortes rivais dos peixes no que se refere à habilidade de natação e manobrabilidade. Na boca, as lulas apresentam rádula quitinosa que lhes permite triturar alimentos e que é a característica comum a todos os moluscos, exceto Bivalvia e Aplacophora. As lulas respiram por duas guelras e têm um sistema circulatório bombeado por um coração principal e dois subsidiários.
São animais exclusivamente carnívoros, alimentando-se de peixes e outros vertebrados, que capturam através dos braços. O principal órgão de ingestão é um par de poderosas mandíbulas móveis, em forma de bico, que podem cortar e rasgar a presa. Como ajuda complementar para matar a vítima, existe um par de glândulas salivares que se transformou em glândulas de veneno.
Após a cópula, macho e fêmea morrem. Diferentemente da fêmea do polvo, a lula fêmea não precisa cuidar dos ovos, pois estes apresentam substâncias fungicidas (fungos podem matar o embrião ao introduzir as hifas no ovo) e bactericidas.
Tal como a grande maioria dos cefalópodes, as lulas possuem apenas um pigmento visual, o que não lhes permite ver cores. São capazes de distinguir objetos brancos de objetos pretos ou objetos de uma tonalidade de cinzento mais escura ou mais clara, mas não lhes é possível diferenciar objectos coloridos que apresentem a mesma tonalidade na escala de cinzas.2 Embora ainda não tenham sido realizados testes em todas as espécies, o único cefalópode conhecido que possui visão a cores é a lula Watasenia scintillans.

1)      Observe a figura 1 e faça um esquema do espécime que você tem e identifique e nomeie as  partes visíveis (mencionadas no texto).
             


2)     Após desenhar e identificar as estruturas externas do animal, peça orientação da professora para abrir o espécime e identificar as estruturas internas, com o auxílio do esquema da figura 3.
A classe dos cefalópodes é dividida em octópodes (oito tentáculos) e decápode (dez tentáculos). A lula é decápode, enquanto o polvo é octópode. Sua massa visceral é alongada e seu corpo é envolvido pelo manto, através do qual a água circula, passando pelas brânquias.
Seus órgãos estão dispostos como mostra a figura abaixo:

Você poderá pesquisar imagens melhores no livro didático (volume 2) nas páginas: 240 a 245.
Faça um esquema das estruturas internas que você conseguiu visualizar, identificando-as.
OBS.: o grupo pode fotografar o procedimento se desejar, e inserir as fotos no relatório, pois o mesmo, após  avaliação, será devolvido para o aluno.
ATENÇÃO:
Se o seu grupo trouxe outros tipos de moluscos (bivalves, gastrópodes, polvos), devem fazer o mesmo procedimento:
1º)  Identificar, desenhar e nomear as estruturas externas
2º)  Abrir o animal (com orientação do professor) e identificar, desenhar e nomear as estruturas internas, sempre consultando as imagens contidas no livro, nas páginas anteriormente indicadas.

TERMINANDO A AULA, TODOS OS GRUPOS DEVEM ENROLAR O “ESPÉCIMES” NO JORNAL E JOGAR NO LIXO, LIMPAR A MESA OU BANCADA COM DETERGENTE E DEIXANDO-A SECA. ESTE PROCEDIMETO ESTÁ INSERIDO NA AVALIAÇÃO DO GRUPO.
NADA DEVE SER DEIXADO NO LABORATÓRIO.




                                       

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