ESCOLA
ESTADUAL NEVES PRADO MONTEIRO
AULA
PRÁTICA- PARTE 1 : MOLUSCOS
ROTEIRO
DE OBSERVAÇÃO.
Profª. Rita.
PROCEDIMENTO:
1.
Liberar o local de trabalho (mesa ou bancada),
guardando o seu material na cadeira. Forrar a bancada/mesa com jornal, colocar
a bandeja (ou outro recipiente) onde será manipulado o(s) espécime(s) na mesa e
dentro dele a lula, polvo, etc.
2.
Todos os alunos deverão fazer anotações sobre a
aula no caderno, para posterior elaboração do relatório individual. Este roteiro deverá ser devolvido no final da
aula.
3.
O relatório da aula prática (molusco e
crustáceos) deverá ser entregue no dia 28/05/2013 impreterivelmente. (não será aceito fora do dia da entrega).
4.
As orientações para a confecção do relatório
estão no site da escola. (ver site na lousa).
5.
Siga as orientações do Roteiro de observação e boa aula!
PARTE
A: OBSEVAÇÃO DA MORFOLOGIA EXTERNA DE LULA:
Como todos os cefalópodes, caracterizam-se por possuírem cabeça distinta, simetria bilateral e tentáculos com ventosas. Assim como o choco, a lula tem oito
braços, para a captura de alimento, e dois tentáculos, com função na
reprodução. As lulas têm cromatóforos na
sua pele, ou seja, células que permitem mudança de cor dependendo do ambiente
em que se encontram, o que caracteriza sua capacidade mimetizante. Sendo
coleoides, têm uma concha
interna, chamada de pena, devido ao seu formato
similar a penas de aves. As lulas movem-se por intermédio de propulsão,
ejetando grandes quantidades de água armazenadas na cavidade do manto, através de um sifão de grande mobilidade e capacidade de direcionamento dos
jatos. Por esta razão, além de seus corpos altamente hidrodinâmicos, são fortes
rivais dos peixes no que se refere à habilidade de natação e manobrabilidade.
Na boca, as lulas apresentam a rádula quitinosa
que lhes permite triturar alimentos e que é a característica comum a todos os
moluscos, exceto Bivalvia e Aplacophora. As lulas
respiram por duas guelras e têm um sistema circulatório bombeado por um coração principal e dois
subsidiários.
São animais exclusivamente carnívoros,
alimentando-se de peixes e outros vertebrados, que capturam através dos braços. O principal órgão de ingestão é
um par de poderosas mandíbulas móveis,
em forma de bico, que podem cortar e rasgar a presa. Como ajuda complementar
para matar a vítima, existe um par de glândulas salivares que se transformou em
glândulas de veneno.
Após a cópula, macho e fêmea morrem. Diferentemente da fêmea do polvo, a
lula fêmea não precisa cuidar dos ovos, pois estes apresentam substâncias
fungicidas (fungos podem matar o embrião ao introduzir as hifas no ovo) e
bactericidas.
Tal como a grande maioria dos cefalópodes, as lulas possuem apenas um pigmento visual, o que não lhes permite ver cores. São capazes de distinguir objetos
brancos de objetos pretos ou objetos de uma tonalidade de cinzento mais escura
ou mais clara, mas não lhes é possível diferenciar objectos coloridos que
apresentem a mesma tonalidade na escala de cinzas.2 Embora ainda
não tenham sido realizados testes em todas as espécies, o único cefalópode
conhecido que possui visão a cores é a lula Watasenia scintillans.
1)
Observe a figura 1 e faça um esquema do espécime
que você tem e identifique e nomeie as
partes visíveis (mencionadas no texto).
2)
Após desenhar e identificar as estruturas externas
do animal, peça orientação da professora para abrir o espécime e identificar as
estruturas internas, com o auxílio do esquema da figura 3.
A
classe dos cefalópodes é dividida em octópodes (oito tentáculos) e decápode
(dez tentáculos). A lula é decápode, enquanto o polvo é octópode. Sua massa
visceral é alongada e seu corpo é envolvido pelo manto, através do qual a água
circula, passando pelas brânquias.
Seus
órgãos estão dispostos como mostra a figura abaixo:
Você poderá pesquisar imagens melhores no livro didático
(volume 2) nas páginas: 240 a 245.
Faça um esquema das estruturas internas que você conseguiu
visualizar, identificando-as.
OBS.: o grupo pode fotografar o procedimento se desejar, e
inserir as fotos no relatório, pois o mesmo, após avaliação, será devolvido para o aluno.
ATENÇÃO:
Se o seu grupo trouxe outros tipos de moluscos (bivalves,
gastrópodes, polvos), devem fazer o mesmo procedimento:
1º) Identificar,
desenhar e nomear as estruturas externas
2º) Abrir o animal
(com orientação do professor) e identificar, desenhar e nomear as estruturas
internas, sempre consultando as imagens contidas no livro, nas páginas
anteriormente indicadas.
TERMINANDO A AULA, TODOS OS GRUPOS DEVEM ENROLAR O “ESPÉCIMES” NO
JORNAL E JOGAR NO LIXO, LIMPAR A MESA OU BANCADA COM DETERGENTE E DEIXANDO-A
SECA. ESTE PROCEDIMETO ESTÁ INSERIDO NA AVALIAÇÃO DO GRUPO.
NADA DEVE SER DEIXADO NO LABORATÓRIO.
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