A criação da escola
A escola foi fundada em 29 de outubro de 1962 pela lei Nº. 7.335 e autorizada a funcionar no período noturno a partir de 16 de abril de 1964, como Ginásio Estadual Vila São Jorge. A casa que a abrigou primeiro foi à antiga Escola Municipal “André Freire”, situada à Praça Maria Coelho Lopes, s/nº que atualmente acolhe a E. E. ”Benevenuto Madureira”. Transferiu-se em 1975 para o prédio da Praça Estado de Israel, s/nº, na divisa dos Municípios de Santos e São Vicente, passando a se chamar, a partir de 19 de fevereiro de 1975, como Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus “Cidades Irmãs”.
Em fins de 1981, por um Decreto de 29 de novembro do então Governador Paulo Maluf, sua denominação foi alterada para Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus “Neves Prado Monteiro”, em homenagem à genitora do Coordenador de Ensino do Interior da época, o Sr. Jorge Monteiro.
Atualmente, devido à Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 2006, (Lei 9394/96) o nome da escola é Escola Estadual “Neves Prado Monteiro”, porém muitos ainda conhecem a escola pelo antigo nome “Cidades Irmãs”. O marco divisório das duas cidades está fixado no terreno da escola, o que torna a incorporação do nome “Cidades Irmãs” símbolo dos alunos, bem como de pais e da comunidade em geral do bairro.
\o/
ResponderExcluir